© 2016  por Bahad Eight Escola de Lutas 

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA - SEXTA

07:00 - 22:00

​SÁBADO 

​07:00 - 12:00

ENDEREÇO

MAPA

Rua Samuel das Neves, 110
Pechincha - Jacarepaguá
Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 3049-2367

 

Whatsapp: (21) 99573-5236
 

Infantil

Segundas e quartas às 18h

Adulto

Segundas e quartas às 20h

CAPOEIRA 

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Origem e História

A palavra "capoeira" denota "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil onde era feita a agricultura indígena.

Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas.

Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo-lhe mímicas, danças e músicas. Tudo isso servia para resistir à repressão da Polícia Imperial e da Milícia Republicana.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Golpes

A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Aproveitando principalmente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou aéreas, são frequentemente feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Portanto, a capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam os pés e a cabeça. As mãos são utilizadas raramente, mas com efeito tanto para o ataque quanto para defesa.

Características

Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música.

É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada.

Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam a música de capoeira para os dois praticantes jogarem.

O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.

O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente) ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.

A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira' de lento (Angola) ao bastante acelerado.

Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas ou cordéis atados na cintura do jogador.